Conselho Superior aprova Prestação de Contas de 2023 da Fundação Araucária 29/04/2024 - 10:08

A Diretoria Executiva da Fundação Araucária (FA) apresentou as principais ações e investimentos realizados pela Instituição em 2023 que foram aprovados durante a 36ª Reunião do Conselho Superior, realizada na quarta-feira (24). Foram destacados os lançamentos das 22 Chamadas Públicas, 28 Processos de Inexigibilidade e 50 programas que totalizaram o investimento de R$ 177.866.481,63. Sendo os recursos da Araucária R$ 140.533.741,13 e os recursos de parceiros totalizaram R$ 37.332.740,50.

A linha 1 de Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica recebeu 62% dos recursos, a Linha 2 de Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores teve 32% e os 6% restantes foram destinados à Linha 3 de Disseminação da Pesquisa Científica e Tecnológica.

O recorde histórico de bolsas de pesquisa concedidas pela Fundação Araucária em 2023 no total de 5.106 bolsas também foi ressaltado durante a reunião. “A Araucária é a Instituição do Estado que mais oferece bolsas de pesquisa em todos os níveis, principalmente de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atendendo também a um pedido da comunidade científica que é o incremento de bolsas de pesquisa”, observou o diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.

As premiações anuais recebidas do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) demonstram, em nível nacional, que a Araucária avança como uma instituição muito inovadora, principalmente, em termos de modelo de gestão. Desde 2021 já foram quatro prêmios sendo a instituição que mais recebeu prêmios entre os estados, Em 2023, a Instituição conquistou o primeiro lugar na categoria Desenvolvimento de Ecossistema de CT&I com o Programa Escola Doutoral da Cátedra Araucária: Desenvolvimento Territorial Sustentável – Eixo Capricórnio.

Outras iniciativas enfatizadas durante a reunião do Conselho Superior foram o Programa Top Managers; o Paraná Faz Ciência, um evento que tem se tornado o principal momento de demonstração das entregas à sociedade; a Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIS), com a divulgação das principais ações desenvolvidas pelos NAPIs que já somam 62 em operação; entre outras.

O presidente do Conselho Superior, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Aldo Bona, reforçou o pedido feito pelo Conselho Paranaense de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG) de que seja organizado um edital específico de bolsas de pesquisa para o mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“A Fundação tem financiado bolsas de mestrado e doutorado nos seus diversos programas. Mas vemos como muito importante a existência de um edital específico para isso, além de contemplar o pós-doutorado alinhado à perspectiva de internacionalização das nossas universidades”, explicou o presidente do Conselho Aldo Bona.

Uma força-tarefa composta pela Seti, FA e CPPG será criada para organizar este edital. Ainda durante a reunião, foram lidos os termos de posse de dois conselheiros que não participaram da reunião anterior, o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Irmão Rogério Renato Mateucci como representante das Instituições Privadas/Comunitárias de Ensino Superior do Paraná e o diretor-presidente do IDR-PR Natalino Avance de Souza como representante das Instituições de Pesquisa no Paraná.